9 Falácias Usadas por Esquemas de Pirâmide Financeira

pilantrasNeste exato momento, a Internet brasileira está sendo inundada por uma gigantesca enxurrada de esquemas fraudulentos de pirâmides financeiras disfarçadas de Marketing Multinível ou MMN. Milhares de pessoas estão sendo enganadas a acreditar que poderão ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil por essas “empresas”. Na verdade, algumas pessoas realmente estão ganhando muito dinheiro com esses esquemas, porém, esses ganhos são sempre provenientes das perdas de milhares de outras pessoas, por isso esse tipo de esquema é considerado crime contra a economia popular previsto no artigo 2º, inciso IX da Lei 1.521/1951.

Todos os esquemas de pirâmide, SEM EXCEÇÃO, mais cedo ou mais tarde acabam de um desses 2 modos:

  • Fechado pela justiça
  • Entram em colapso por não haver mais pessoas para injetarem dinheiro.

De qualquer forma, muitas pessoas acabam sendo prejudicadas. Por isso são esquemas fraudulentos e anti-éticos. Muitas pessoas entram nesses esquemas por ingenuidade: acreditam mesmo que são formas honestas de ganhar dinheiro. Outras sabem exatamente no que estão se metendo, mas mesmo assim participam e convidam muitos outros. Essas últimas são pessoas gananciosas, egoístas e inescrupulosas, que só pensam no seu próprio lucro, não se importando nem um pouco com a desgraça alheia. Quantas vezes eu vi muitas dessas pessoas afirmando aqui mesmo neste blog em seus comentários: “estou nesse ‘negócio’, já recuperei meu dinheiro, se falir agora eu já estou no lucro”. Em outras palavras: “os outros que se ***** [danem], eu ganhando dinheiro é o que importa!”

Para tentar convencer outras pessoas a entrar em um esquema de pirâmide, os pilantras usam várias falácias ou sofismas que são raciocinios enganosos elaborados para induzir outras pessoas ao erro.

Vamos analisar agora 9 falácias que os participantes de esquemas de pirâmides costumam usar para tentar convencer outras pessoas a entrar no “negócio”. Essas afirmações são feitas como se provassem que o esquema é um ótimo negócio, mas isso está bem longe da verdade.

1. “É uma empresa legalmente constituída com sede própria e CNPJ”

Essa costuma ser as primeiras palavras usadas para tentar convencer a vítima de que o esquema seria um negócio sério e honesto. Porém, o fato de haver uma empresa com CPNJ e sede própria por trás do esquema não prova que a atividade é legal. Se você fizer uma pesquisa, vai encontrar centenas de empresas que tinham CNPJ e sede própria, mas que aplicavam golpes e posteriormente foram fechadas pela justiça. Aqui estão alguns exemplos marcantes:

Todas as empresas da lista acima eram “legalmente constituídas” com CNPJ e sede própria, mas todas eram GOLPES FINANCEIROS que lesaram milhares de pessoas.

O fato de um negócio possuir uma “empresa legalmente constituída com CNPJ” não significa absolutamente nada. Isso seria o mesmo que qualquer pessoa física dizer: “Eu não sou criminoso, pois eu tenho CPF”.

2. “Não é pirâmide porque tem um produto sendo comercializado”

O fato de haver algum produto não é uma prova de que não se trata de um esquema de pirâmide. Hoje em dia muitos esquemas de pirâmide comercializam algum produto como fachada para camuflar o crime financeiro. O que caracteriza um esquema de pirâmide financeira é a origem do dinheiro usado para remunerar os participantes. Em um sistema de comércio LEGÍTIMO existem produtos ou serviços sendo adquiridos por CONSUMIDORES REAIS e a remuneração dos distribuidores é feita EXCLUSIVAMENTE COM OS LUCROS DA VENDA DESSES PRODUTOS OU SERVIÇOS.

Mas atente para este detalhe: os consumidores realmente CONSOMEM os produtos ou serviços. Ou seja, existe uma verdadeira DEMANDA (necessidade) por esses produtos ou serviços. Se as pessoas compram enormes quantidades de um produto ou serviço que elas não consomem ou não usam, apenas para movimentar dinheiro dentro da “rede”, isso indica claramente que esse produto ou serviço é só uma fachada para disfarçar o esquema de pirâmide financeira. E analisando este ponto você provavelmente vai se lembrar de muitas empresas conhecidas que afirmam ser “MMN”.

Mas se você refletir honestamente, vai concordar comigo: como poderia chamar de comércio um esquema onde as pessoas compram produtos ou serviços que nem precisam e nem usam? Elas compram somente para participar na distribuição de dinheiro…. Seja sincero: isso não é um negócio legítimo! É um esquema de pirâmide disfarçado.

3. “Essa empresa está pagando todo mundo direitinho!”

É claro que está pagando! Se ela não estivesse pagando, as pessoas não estariam entrando. Imagine uma pessoa chegar para você e dizer algo assim: “Eu coloquei meu dinheiro nesse esquema e eles não me pagaram. Venha participar comigo!” Será que iria conseguir algum otário para entrar no esquema?? A verdade é que todo esquema de pirâmide paga todo mundo direitinho… NO COMEÇO! Isso faz parte da estratégia para atrair outras pessoas. Se um esquema desses começasse dando o calote nos primeiros participantes, será que iriam conseguir outras milhares de pessoas para colocar seu dinheiro nele? Então meu amigo, não caia nessa conversa de que “a empresa está pagando todo mundo direitinho”. Isso faz parte da armação!

4. “A empresa faz anúncios na TV”

Isso também não prova que a empresa é honesta. A TV depende de vender espaço publicitário, portanto, qualquer empresa que PAGUE O PREÇO poderá colocar seus anúncios na TV. E ultimamente os esquemas de pirâmide estão arrecadando muito dinheiro, portanto, sem dúvida eles têm bastante grana (obtida ilegalmente) para pagar anúncios até nas emissoras mais caras.

As redes de TV querem FATURAR, portanto elas não vão se dar ao trabalho de investigar se uma empresa que está anunciando em seu canal é honesta ou não.

5. “Um jornalista/apresentador/ator/artista famoso promove esta empresa”

Outro argumento completamente furado. Se uma celebridade está promovendo uma empresa, não significa que essa empresa é ética e que o seu negócio é honesto. Essa celebridade pode estar promovendo essa empresa por um desses motivos:

  • Ela está sendo paga para isso;
  • Ela também foi enganada para entrar no esquema achando que poderia ganhar dinheiro fácil;

O fato de alguém famoso ser contratado por uma empresa para fazer uma apresentação ou a promoção do seu “negócio” não torna automaticamente esse “negócio” legal ou ético. Na verdade, essa celebridade está apenas trabalhando e sendo paga para isso.

6. “Temos advogados/promotores/policiais/etc participando deste negócio”

Novamente, isso não torna um esquema fraudulento legal. Essas pessoas também podem ter sido enganadas pelo esquema.

7. “Essa empresa fez parceria comercial com TAIS grandes empresas”

O fato de uma empresa fazer parceria com outras grande empresas não significa automaticamente que essa empresa é legal e honesta. As empresas visam LUCROS. Se uma empresa oferece uma parceria LUCRATIVA a outra empresa, geralmente essa outra empresa aceita. Ela provavelmente não vai abrir uma investigação para saber se a outra empresa está agindo dentro da lei ou não.

8. “Milhares de pessoas estão participando”

Todo mundo quer ganhar dinheiro sem esforço, então é normal que um esquema desse tipo atraia mesmo milhares de pessoas. Como eu disse antes, muitas dessas pessoas são ingênuas que acreditam na conversa desses esquemas. Outras são espertalhões aproveitadores que sabem exatamente do que se trata, mas não estão nem um pouco preocupados se o esquema vai prejudicar milhares de pessoas. São verdadeiros pilantras gananciosos.

9. “Essa empresa recolhe todos os impostos”

O fato de uma empresa recolher todos os impostos não é uma prova da sua legalidade. A receita federal não tem competência para julgar se a atividade de uma empresa que está pagando os impostos é lícita ou não. Ela apenas RECEBE os pagamentos. Quem tem competência para investigar a legalidade das atividades de uma empresa é o Ministério da Justiça, o Ministério Público e a Polícia.

Portanto meu amigo, se você era ingênuo para acreditar em todas essas lorotas contadas pelosque promovem esquemas de pirâmide financeira, agora que você leu este artigo não é mais. Guarde com você esta simples verdade:

Não existe dinheiro fácil e honesto ao mesmo tempo.

E se você sabe de tudo isso, mas mesmo assim decide entrar em um esquema desses para ganhar uma grana fácil às custas da perda de outras pessoas, então você é mais um pilantra golpista que merece ir para a cadeia.

Desculpe minha sinceridade.

 

 

P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas! Clique aqui agora e descubra como você também pode conseguir isso.

Gostou Deste Artigo?

Então Inscreva-se GRÁTIS para receber todas as minhas novidades no seu e-mail.
Comentários
  1. 5 meses ago
    • 5 meses ago
  2. 4 meses ago
    • 3 meses ago
  3. 4 meses ago
    • 3 meses ago
    • 2 meses ago
      • 3 semanas ago
  4. 4 meses ago
  5. 4 meses ago
  6. 3 meses ago
  7. 3 meses ago
  8. 3 meses ago
  9. 2 meses ago
  10. 2 meses ago
    • 2 meses ago
  11. 1 mês ago
  12. 3 semanas ago
  13. 1 semana ago
  14. 1 semana ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este Vídeo GRÁTIS Revela Como Montar um Negócio Lucrativo Online do Zero VER AGORA!