E-Book Marketing Poderoso na Internet é Registrado na Biblioteca Nacional
Há algum tempo eu recebi mais uma denúncia de que o meu e-book Marketing Poderoso na Internet estava sendo vendido ilegalmente na Internet por algum pilantra. Conforme vocês devem saber, esse e-book não possui direitos de revenda, e portanto, não pode ser revendido após a sua compra. Mesmo assim, como é comum acontecer no Brasil, sempre existem alguns piratas que tentam ganhar dinheiro revendendo produtos protegidos por direitos autorais.
Quando eu recebo uma denúncia desse tipo, normalmente verifico o site do pilantra para avaliar se ele realmente está comentendo o crime de violação de direitos autorais, conforme previsto na lei 9610/98. Em caso positivo, primeiro eu envio um e-mail amigável solicitando que o criminoso pare de distribuir meu trabalho sem a minha permissão, e explico que, caso ele não acate o meu aviso, serei obrigado a tomar as medidas judiciais cabíveis.
Na grande maioria dos casos, o pirata acata meu aviso amigável e para de distribuir meu e-book, porém, existem alguns bandidos que são mais ousados e continuam praticando o crime. Recentemente, um desses pilantras, após receber minha notificação amigável, teve a ousadia de me responder da seguinte maneira:
Me apresente o documento comprovando seus direitos autorais, que retiro tudo que lhe pertence do meu site imediatamente.
Num primeiro momento, fiquei indignado e tomado de ódio…. “Que canalha!”, pensei… o cara pirateia meu e-book e ainda exige documentos. Depois, conforme fui esfriando a cabeça e refletindo melhor sobre o assunto, comecei a perceber que o cara tinha razão. E ele na verdade estava me ajudando! Pois eu realmente não tinha qualquer documento para provar que o e-book é de minha autoria. Isso me levou a pesquisar sobre como eu poderia registrar o meu e-book e assegurar meus direitos de autor.
Na verdade eu já tenho dois livros de informática publicados pela editora Pearson Education (antiga Makron Books), porém, todo o trabalho de registro foi feito pela própria editora e eu nem sabia quais são os procedimentos necessários para registrar uma obra. Eu achava que era uma grande burocracia, tudo muito complicado, mas pesquisando o assunto descobri que é muito simples e fácil. Encontrei todas as instruções passo a passo no próprio site do Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. Então dei inicio ao processo de registro do meu e-book.
Providenciei uma cópia impressa do meu e-book, paguei a taxa de R$ 20,00 e enviei todos os documentos necessários para o endereço da Biblioteca Nacional. Depois fiquei esperando o registro. Achei que iria demorar meses, mas até que foi rápido! Esta semana recebi uma carta com o Certificado de Registro do meu e-book. Que legal! Agora meu e-book está devidamente registrado, conforme o Certificado que vocês podem ver abaixo.
E devo isso ao pirata que me abriu os olhos! Obrigado pirata! Agora posso te acionar judicialmente, caso você não pare de distribuir meu e-book!
Atualização de 20/05/2011 a 01:30 hs:
Várias pessoas estão me perguntando quais os procedimentos e documentos necessários para registrar uma obra como eu fiz. Então estou colocando abaixo o link direto para a página da Biblioteca Nacional onde são descritos os procedimentos necessários, exatamente os mesmos que eu segui:
http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/tabela.pdf
Abraços e sucesso a todos!
Parabéns por sua iniciativa Dani Edson!
Muitos produtores de e-books e infoprodutos nem sequer sabem que podem e devem registrar seus trabalhos na Biblioteca Nacional.
Acho que todos os webmarketers que fazem seus próprios infoprodutos deveriam fazer esse registro. Assim quem sabe evitaríamos esses montes de sites iguais e copiados dos originais. Em breve estarei lançando meu infoproduto, e também pretendo fazer o registro.
Obrigado por nos compartilhar essa notícia Dani!
Grande Abraço!
Olá Dani, parabéns pelo feito!!
Eu realmente passo muita raiva ao ver meu material espalhado por ai.
Quais documentos você precisou enviar junto com o material impresso?
Abraços
Caio
Caio, obrigado!
Acabo de atualizar o artigo acima com o link para os procedimentos necessários para fazer um registro.
Abraço!
Obrigado Velho!
Abraços!
Parabéns Dani! Fico feliz por você agora “legalmente” poder defender seus direitos, isso é um passo importante contra a pirataria digital! Eu vou continuar denunciando esses picaretas que tentam manchar o nome de quem trabalha honestamente com esses crimes virtuais!
Felicidades!
Dani olha eu fiquei muito feliz de ver esse artigo sabe, pois eu precisava muito saber sobre isso, e realmente isso é necessário pois aqui na internet as pessoas tem mania de achar que tudo que tá aqui é de domínio público e as coisas não funcionam assim.Acho também muita sacanagem do pessoal, tá cheio de gente que quer ganhar dinheiro ás custas do trabalho dos outros, isso acontece muito na internet é nego copiando seus artigos ou se apoderando de seus produtos, uma tremenda falta de respeito.Só assim você pode correr atrás dos seus direitos né tudo tem que ser mesmo documentado senão os pilantras ainda acham que tem razão.Que bom pois esse assunto é muito interessante!!!
Olá Dani tudo bem? É isso aí, tem que acabar com a folga dos malandros. Pessoas sem escrúpulos, existem e estão às nossas voltas, mas a justiça existe e que seja feita. Admiro seu trabalho e digo mais, quando eu crescer quero ser como você (kkkk). Parabéns pela iniciativa, torço pelo seu sucesso. Forte abraço!
Que cara ousado!!! Agora ele está lascado.
Olá Dani Edson! Antes de mais nada, Parabéns pelo Seu Aniversário de Casamento! E, parabéns por esse feito, também! O tiro saiu pela culatra, em direção dos pilantras. A informação que você nos passa, sobre os Direitos Autorais, é muito interessante, pois, muitos de nós afiliados, não sabíamos como fazê-lo. E, se um dia viermos a publicar uma obra, com certeza, vamos fazer uso desta sua informação. Um abraço!
Obrigado Carlos!
Grande abraço!
dani para bens ficou legal o seu novo painel a primeira coisa que eu notei foi isso joia
falando nisso parabéns mas uma vez fico feliz por você agora legalmente poder defender seus direitos ok e isso e um passo importante contra a pirataria um abraço e fica com Deus
Obrigado Marcus!
Abração!
Bom dia, Dani!
Well, informação adicional, para você e todos os autores virtuais: para preservar direitos de autoria, de forma imediata e integral, o autor deve, tão logo termine sua obra, dirigir-se ao cartório de registro de títulos e documentos mais próximo e efetuar o registro de propriedade intelectual do material. Não sei quanto isso custa atualmente, mas tal registro preserva integralmente os direitos de autoria, ao contrário do registro na Biblioteca Nacional, que mesmo após deferido, pode ser alvo de pedidos de verificação e/ou indeferimento por parte de outros autores, causando ainda alguma dor de cabeça. Se o material já tiver o registro no cartório, a dor de cabeça será revertida a quem fizer o pedido de indeferimento.
De qualquer forma, com o registro no cartório, o registro na biblioteca será irrelevante.
Lairson, obrigado pela informação. Vou verificar isso também!
Abraço!
Agora temos um mecanismo de defesa contra o plágio(não que vá inibir os preguiçosos) e podemos criar um próprio produto sabendo que vamos ser donos totalmente(direitos).
Abraço!
Legal Dani, parabéns e que isso se reflita em mais vendas do seu KIT. Porque você não divulga o nome dos pilantras que usam seu material de forma ilegal? Seria legal a gente ver a cara dos meliantes… rsrs
Parabens por mais essa inicitiva! Isso prova que Deus está a sua frente, não deixa voce ficar enganado e te ilumina, tanto que o Lairson deu a dica que é procurar o Cartório mais proximo e registrar o e-book ou qualquer propriedade intelectual, evitando dor de cabeça. Um abração, irmão!
Obrigado Pedro,
Abração!
Gostei muito da sua atitude em tentar acabar com este tipo de camaradas que só estraga a internet a cada dia que passa, também já tive caso assim na minha vida, pena que este seu registro na biblioteca não tem valor em processos virtual, só serve para processos de bens físico, como o companheiro lhe orientou agora pouco de fazer o registro no cartório, creio que também não resolva muito, o buraco é mais embaixo, entre no site amazon, vá na parte de vendas de livros virtuais que lá esta todas as regras para este tipo de produto, lá também tem os orgões que toma conta desta parte. Os pirata de plantão deve saber destes truques . Obrigado.
Sebastião, bom dia.
Você está equivocado, amigão. Não existe forma mais efetiva de comprovar propriedade, do que o contrato registrado. Porém, você tem parcial razão: esse contrato não comprova a posse. Para que a posse e a propriedade sejam definitivas, o registro deve ser efetuado no INPI (link abaixo), que é o único órgão brasileiro destinado a essa operação, para a proteção integral das produções intelectuais (conforme artigo 5º, incisos XXVII e XXIX, da Constituição Brasileira).
O link é: http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente
PS: O site que você indicou (Amazon) trata apenas dos direitos e providências, nesse aspecto, no âmbito dos EUA. Mesmo assim, a maioria dos internautas brasileiros procurará, ali, e não encontrará nenhuma informação, pois o site é muito confuso e alguns links de serviços e informações estão ocultos).
Abraços,
L@irson
Dani, até uns dois dias atrás, eu postar comentário, eu podia ver o post, mesmo sabendo que ele passará por moderação. Desde ontem (ou um dia antes) eu não vejo mais o que posto nos comentários… E como tenho feito vários, não sei dizer se estão sendo postados, mesmo porque só estou recebendo emails referentes às respostas aos meus comentários.
Você alterou as configurações?
Não… eu mudei os plugins que enviam notificações, só isso…. Mas já faz algum tempo… uns 10 dias…. quando eu troquei o tema do blog.
Dani, desconsidere a minha pergunta anterior. Foi uma falha nos meus gerenciadores de cookies…
Achei que era esse mesmo o motivo, porque você só consegue visualizar um comentário antes da aprovação por causa dos cookies…. Se eles forem limpos você não vê o seu comentário antes de ser aprovado…
Abraço!
Como voce nos dá bos dicas, estão aí as dicas dos internautas em retribuição à sua dedicação para conosco vou verificar o site Amazon também. Acredito que voce já tenha ido lá. Que Deus continue contigo!
Abrção, amigão!
Dani, qual a diferença do registro de propriedade (copyright) de um infoproduto e o que fica no rodapé dos sites? Quero saber como faço o registro de propriedade do “site”. Aquele que fica no rodapé! Os dois registros seguem as mesmas regras?
Obrigado!
Esdras, sinceramente…. não sei.
Esdras, boa noite.
Não é necessário registrar a propriedade de um site, pois o registro de domínio já comprova a titularidade do site. A não ser, é claro, que o domínio não esteja no seu nome; nesse caso, será necessário o registro de propriedade do site e no caso de não haver tal registro (subentende-se que o site está hospedado sob o domínio de outro), não é permitido colocar no rodapé aquela marca que define o nome como registrado (copyright = direitos de cópia).
Abraços,
L@irson, o Velho
Olá Dani,
Sem dúvidas um grande feito, registrar o produto foi uma inteligente decisão, além de agregar muito mais credibilidade ao seu produto.
Bruno
Olá Dani edson
Gostaria de saber, como você já registrou o seu, se a categoria E-Book entra em didático ou em outros conforme a tabela do site da biblioteca nacional: http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Tabela_Genero_Obras.pdf
Obrigada
Patricia, não me lembro exatamente qual foi a categoria que escolhi, acho que didático mesmo…. Mas recomendo que escolha aquela que mais se aproxima do seu e-book.
Sucesso!
Parabéns Dany Edson! Agora esses Pilantras não podem mais cometer um atentado a sua criatividade. Você tem a maravilhosa habilidade para Fazer o Marketing e tem feito um trabalho maravilhoso ao ensinar até gratuitamente as pessoas prosperarem. Estou muito feliz por ser seu afiliado. Com suas dicas , to evoluindo cada vez mais na direção do sucesso como webmarketer.
Abraços!
Dani como colocar direitos autorais em videos? Se isso for possivel, quanto custa e onde posso fazer isto?
att, Felipe.
Felipe, sinceramente não sei.
Abraço!
Dani só pra tirar uma dúvida, qual a relação entre ISBN (International Standard Book Number) e Registro na Biblioteca Nacional, qual das opções é mais interessante ou seriam as duas?
Sinceramente não sei… Teria que pesquisar o assunto.
Abraço!
Gostaria de saber mais sobre os livros de informática que você publicou.
Poderia dar mais detalhes?
Grato.
Olá Evandro, com prazer. Eu publiquei os livros “Delphi 5 para Programadores Clipper” e “Visual Basic.NET para Programadores”, ambos pela editora Makron Books, agora Pearson Education. Ambos os livros já se esgotaram e só podem ser encontrados em sebos, embora não seja muito fácil.
Abraço!
Olá Dani, parabéns pelo sucesso do registro de seu e-book, estava na intenção de um dia criar algo interessante para os leitores, mas não sabia como poderia me proteger dos vigaristas de plantão, mas como sempre, graças a você e ao seu blog pude me atualizar com mais essa informação proveitosa, obrigado mais uma vez por ajudar a tirar minhas dúvidas. Com certeza seu kit vale muito mais do que você cobra por ele, pois você o complementa com as dicas gratuitas do seu blog, e sempre tem algo novo a nos mostrar. Vou ajudar para que todas as pessoas que procurem por meios de ganhar dinheiro honesto na internet possam conhecer o Kit Ganhe dinheiro Online e sair das mãos de vigaristas e golpistas. Valeu
Olá Sérgio, muito obrigado pela consideração e apoio.
Desejo-lhe todo sucesso!
Abração.
Olá Dani. Felizmente você conseguiu registrar a tempo. Já imaginou se outro inescrupuloso e ladrão chegasse primeiro para registrar ? No mínimo causaria demora maior no registro até que se provasse legalmente quem tinha razão.
Com certeza Carlos, abração!
Ola Dani
Estou registrando um livro agora, e estou vendo que para registrar um livro na BN voc tem que ter o registro de pelo menos 1 titulo na ISBN, talvez alguém já tenha feito isso para você, pois já publicou outros livros, mas o registro de autor custa 180 reais mais 12 por obra, depois disso não sei se é necessário o registo também na BN, ou se só do ISBN é suficiente, pois eles não exigem cópia do livro somente a folha de rosto. veja no link abaixo!!!
http://sistemas.conectait.com.br:8097/bn/
“Clique aqui para cadastrar-se, caso você seja um editor(a) (pessoa física ou jurídica) ou autor idependente interessado em inscrever seus livros nos programas governamentais de fomento à produção e comercialização de livros a baixo preço da Fundação da Biblioteca Nacional.
Atenção:
É indispensável que o CNPJ ou CPF a ser cadastrado tenha pelo menos, um título cadastrado no ISBN.”
Abraço
Sucesso!
Reinaldo
Reinaldo, sinceramente não sabia disso. Eu fiz o registro do meu e-Book sem problema, mas realmente eu já tinha 2 livros publicados por uma editora com ISBN….
Abraço!
Dani, olá tudo bem?
Você recomenda que seja feito esse procedimento para qualquer documento. Para proteger os direitos autorais. E para que ninguém use como se fosse seu e divulgue em outros lugares. Por Exemplo: Um pequeno artigo de 5 a 10 páginas.
att.,
João
João, não acho que seja necessário fazer isso para qualquer documento, mas a decisão é sua.
Abraço!
Como fiz meu registro na Biblioteca Nacional bem recentemente, gostaria de esclarecer : não é necessário ter o ISBN para faze-lo . Vc apenas precisa preencher um formulário , recolher r$20,00 e levar o livro impresso em folhas soltas numeradas ao EDA, escritorio de direitos autorais da Biblioteca Nacional ( sede no Rio, mas há representações em diversos estados e cidades – em SP fica no bairro dos Campos Elíseos ). Depois de cerca de um mês e meio, dois meses da solicitação, vc receberá o registro no endereço de sua casa.
Já o ISBN nada tem a ver com direitos autorais: é um número internacional que tem o objetivo de permitir a fácil identificação, catalogação e localização em bibliotecas e livrarias. No caso de e books não será necessário.
Obrigado pelo esclarecimento Cyro, muito útil!
Abraço!
produzir um livro, em seguida o transformei em um ebook, agora quero registrá-lo, prduzir uma capa legal, mas queria ajuda de alguém especializado para isso, você pode me ajudar ou indicar alguém que possa, empresa, pessoa…
desde já agradeço.