7 Dicas Simples Para Otimizar seu Site WordPress Hoje e Aumentar Seus Lucros

otimizar seu site hoje

Olá caros amigos, primeiramente agradeço ao Dani Edson por ceder este espaço para mim. Aqui neste artigo vou passar algumas dicas básicas de configurações que você pode fazer em seu site para deixá-lo mais otimizado. Note que estou subentendendo que você utilize o WordPress e inclusive super indico esse CMS para quem ainda não o utiliza.

Guest Post

Embora as dicas sejam básicas, por incrível que pareça, a maioria dos usuários ainda falha esquecendo de configurar alguma delas. A otimização de um site em toda linha engloba diversos ângulos. Por exemplo, além daquilo que existe no site em si, os motores de busca consideram também os backlinks, ou seja, os links que apontam para o seu site ou página específica.

Mas Anderson, qual a importância disso? Bem, se você quer ganhar dinheiro na internet com um site você precisa de acessos. Para conseguir acessos ou você os compra através de sistemas como Facebook Ads, Google Adwords, etc., ou você otimiza seu site ao máximo para conseguir acessos oriundo dos buscadores.

Se você não dispõe de dinheiro para investir em campanhas pagas, o jeito é aprender, mesmo que seja o básico, sobre SEO. Além disso, mesmo pessoas com dinheiro de sobre para investir em compra de cliques estão fazendo o máximo para deixar seus sites melhores. A grande sacada é atacar nas duas áreas e com isso dominar o mercado.

Agora, mesmo a otimização no próprio site já é um tema bastante vasto e neste artigo tratarei das configurações básicas do seu WP. Note que para a otimização do conteúdo, títulos, links, etc. eu utilizo o plugin WP SEO. Veja a série de vídeos que fiz sobre esse poderoso plugin: Como Configurar o Plugin WordPress SEO do Yoast Ah! quem quiser se inscrever lá no meu canal do Youtube é bem vindo. Ok?!

Dicas para Otimizar seu Site WP Hoje

Quando você instala o WordPress em seu site já é possível efetuar diversas configurações com intuito de deixar o site mais atrativo aos olhos dos indexadores (Google, Bing, etc). Veja a lista de possíveis ações que você pode fazer logo após a instalação:

  1. URLs AmigáveisPor padrão o WordPress vem configurado para trabalhar com urls do tipo “seusite/?p=123″, porém esse tipo de url não ajuda em nada. Para resolver esse problema basta acessar o painel de gerenciamento de seu site, ir em “Configurações >> Links Permanentes”. Nessa página marque a opção “Nome do Post”.Isso fará seu site a trabalhar com urls do tipo “seusite/nome-do-artigo”.
  2. Comentários sob aprovaçãoOutra configuração que você pode fazer é configurar seu blog para que todos os comentários sejam aprovados antes de serem publicados.Isso é importante pois se alguém publicar comentários com links apontando para sites promíscuos que foram classificados como spam, tentativa de fraude ou fonte de vírus, a página que recebeu o comentário pode ser penalizada pelos motores de busca.Por isso é necessário aprovar cada comentário manualmente antes dele ser publicado.Para ativar a moderação de comentários, vá em “Configurações >> Discussão” e marque a opção “O comentário deve ser aprovado manualmente”
  3. Pingbacks e TrackbacksAinda na página “Configurações >> Discussão” desmarque a opção “Permitir notificações de link de outros blogs (pingbacks e trackbacks)”. O motivo? Simples: muitos usuários maus-caracteres criam artigos contendo dezenas de links para outros blogs com o único objetivo de conseguir um backlink automático através dos trackbacks e pingbacks. Acontece que após conseguirem os links de volta eles editam os artigos e excluem as referências ao seu blog.Embora os sites deles não possuam links para o seu mais, ainda assim o seu site continuará fornecendo os backlink para os sites deles. Daí a importância de desativar tal recurso.
  4. Página Inicial FixaUma boa ideia é criar uma página de entrada para seu site ao invés de exibir trechos dos últimos artigos publicados. Por quê? Pelo fato de você ter mais controle do conteúdo da página. Quando você exibe trechos dos últimos artigos, não há como controlar o conteúdo total da página, inclusive os motores de busca podem ficar “perdidos”, pois um dia o conteúdo da página é uma coisa e em outro dia já é outra.Então eu costumo criar uma página focando no termo de busca trabalhado juntamente com o domínio configuro o site para sempre exibir essa tal página como página de entrada.Para definir uma página de entrada fixa no WP basta ir em “Configurações >> Leitura” e marcar a opção “Uma página estática (selecionar abaixo)”. Depois é só selecionar a página que você deseja que seja exibida como página inicial de seu site. Salve as alterações e está pronto.
  5. Imagens DesnecessáriasQuando você faz upload de uma dada imagem através do seu blog WP ele cria três tamanhos distintos da mesma imagem. Contudo, a maioria dos usuários não vai precisar dessas imagens com tamanhos alternativos.Para poupar espaço no seu HD você pode configurar seu WP para não criar esses tamanhos alternativos. Para isso vá em “Configurações >> Mídia” e coloque o valor 0 em “width” e “height”. Faça isso para todos os tamanhos. Ah!, claro que se você precisar de algum tamanho alternativo, por exemplo as miniaturas, basta colocar 0 nos outros tamanhos e deixar apenas os valores de tamanhos da miniatura intocados.
  6. AkismetO Akismet é um plugin tão essencial que até já vem instalado juntamente com o WordPress. Logo após fazer a instalação do WP no seu domínio, basta acessar o painel de gerenciamento, ir até a seção “Plugins >> Plugins Instalados” e você perceberá que o Akismet já está lá. Você só precisa ativá-lo, criar uma conta no site dele e alimentá-lo com seu código de membro.O AKismet exerce um papel importantíssimo, ele faz a classificação dos comentários que são deixados no seu blog, sempre com base em diversos critérios. Caso o Akismet classifique um comentário como sendo “Spam”, o comentário é movido automaticamente para a página de spam.Isso facilita muito a nossa vida, pois há muitos “spammers” de plantão 24 horas por dia efetuando centenas de comentários em nossos blogs. Já imaginou como seria tedioso ter de vasculhas centenas de comentários diariamente para descobrir qual eles não é spam e pode ser aprovado?
  7. Excluindo arquivos desnecessáriosAinda na seção Plugin, outro plugin que também vem instalado por padrão é o Hello Dolly, mas diferente do Akismet o Hello Dolly não é nada útil. Você pode excluí-lo tranquilamente sem problema algum.Além disso, você pode também excluir os temas que já vem instalados com o WP. Mas antes disso, faça o upload do seu tema e ative-o. Depois pode excluir todos os outros temas.

Otimizando a Página 404

Veja também mais esse vídeo onde mostro como otimizar a Página de erro 404 do WordPress:

Conclusão

Gente, SEO é um assunto bem abrangente, não digo que eu sou um guru de SEO, longe disso. Acontece que dominar algumas técnicas e aprender alguns conceitos sobre otimização são coisas acessíveis a qualquer pessoa.

Tirar um tempo e aprender um pouco sobre isso só tem a contribuir para o seu sucesso na internet.

Lembre-se que o Conteúdo é Rei, mas um rei sem soldados não é ninguém. Por outro lado, se o conteúdo do seu site não for realmente relevante e útil, após os soldados vencerem a batalha e trazerem os visitantes até seu site, eles — os visitantes — acabarão indo buscar informações mais satisfatórias em outros reinados.

Bom, pessoal, fica aí as dicas e até um próximo artigo!

P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas! Clique aqui agora e descubra como você também pode conseguir isso.

Gostou Deste Artigo?

Então Inscreva-se GRÁTIS para receber todas as minhas novidades no seu e-mail.
Comentários
  1. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  2. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  3. 3 anos ago
  4. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  5. 3 anos ago
  6. 3 anos ago
  7. 3 anos ago
  8. 3 anos ago
  9. 3 anos ago
  10. 3 anos ago
    • 3 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aula Online GRÁTIS Revela Como Ganhar de R$500 a R$2.000 na Internet VER AGORA!