Auto-Responders Grátis ou Quase

Auto-responders GrátisEste final de semana empreendi uma verdadeira maratona  e análise e testes em diversos sitemas de auto-responder grátis ou quase. Fiz o cadastro em vários sistemas, em alguns tive de pagar em outros não. Neste artigo quero falar um pouco sobre cada um desses sistemas que analisei e assim deixar diversas dicas de auto-responders de baixo custo.

Meu objetivo era encontrar um sitema de auto-responder razoável porém de baixo custo, de preferência gratuito. A tarefa é bem difícil, pode acreditar! O problema é que eu não consigo aceitar a idéia de pagar R$ 500,00 por mês por um serviço de auto-responder como o aWeber ou GetResponse. Na verdade, eu já uso o PtSender há alguns anos e estava muito satisfeito com ele. Porém ultimamente ele está passando por um problema típico desse tipo de sistema: não está conseguindo entregar e-mails para endereços do Hotmail (que ódio desse Hotmail!). O Silvio Fortunato, proprietário do sistema PtSender me informou que está trabalhando incansavelmente para resolver esse problema, mas enquanto isso….. Preciso enviar meus e-mails!!!

O que são Auto-responders

Primeiramente, pra quem não sabe, vamos entender o que são auto-responders. São sistemas que permitem enviar e-mails pré-programados para pessoas que são adicionadas à uma lista de e-mails. Geralmente, em um sistema de auto-responder, você pode criar uma (ou mais)  lista de contatos. Dentro dessa lista, você configura diversos mensagens de e-mail em sequência. Essas mensagens são chamadas em inglês de follow-ups (acompanhamentos). Para cada mensagem de follow-up você define o prazo de envio após um e-mail ser adicionado à lista de contatos.

Por exemplo, no meu site do Kit Ganhe Dinheiro On-Line eu ofereço dicas grátis sobre como ganhar dinheiro na Internet para quem preencher o formulário que se encontra logo no início da página. Então, quando alguém preenche aquele formulário, seu nome e e-mail são adicionados a uma lista de contatos no meu sistema de auto-responder. A partir desse momento, o sistema de auto-responder começa a enviar os e-mails com minhas dicas grátis para a pessoa nos prazos estipulados para cada mensagem (follow-up). A primeira mensagem (dica) é enviada imediatamente após a confirmação do e-mail do interessado. A segunda mensagem está agendada para ser enviada 2 dias depois, a terceira mensagem 4 dias depois do cadastro, e assim sucessivamente. Todo esse trabalho é feito automaticamente pela ferramenta de auto-responder, sem precisar de qualquer intervenção humana depois que as mensagens (follow-ups) foram definidas.

Características Desejáveis em um Sistema de Auto-responder

Aqui estão algumas características importantes que um bom sistema de auto-responder deve possuir:

  • Boa “Entregabilidade”: É a primeira e mais importante característica de um auto-responder: a capacidade de ENTREGAR as mensagens aos seus destinatários. Infelizmente hoje em dia isso está se tornando uma missão quase impossível. Com tantas normas, protocolos e filtros anti-spam, muitas mensagens de e-mail são barradas e não são entregues, mesmo tendo sido solicitadas. Isso causa muito transtorno aos Internet marketers que trabalham de forma séria e ética (sem fazer spam). O Hotmail tem sido um grande problema nesse sentido, complicando dramaticamente a entrega de e-mails legítimos por sistemas de auto-responders. Ironicamente, a grande maioria dos internautas usa justamente o Hotmail. Isso é terrível! Por isso mesmo, o principal teste que fiz  nos sitemas de auto-responder analisados era se eles conseguiam entregar mensagens em um e-mail do Hotmail. Praticamente todos que conseguiram tiveram as mensagens lançadas na caixa de “Lixo” do Hotmail.
  • Confirmação da Inclusão do E-mail na Lista (Double Opt-in): Quando uma pessoa adiciona seu e-mail à lista para receber mensagens automáticas, é importante que ela confirme sua inclusão. Isso é feito por meio de uma mensagem de confirmação que é enviada para o seu e-mail. Essa mensagem pode dizer algo como “Por favor, confirme que deseja receber minhas dicas clicando no link abaixo”, e então apresentar um link para que o interessado confirme que deseja mesmo receber seus e-mails. Esse recurso é importante para evitar abusos visto que qualquer pessoa poderia cadastrar o e-mail de outras pessoas para receber mensagens sem o real interesse dessas pessoas. Além disso a confirmação de cada e-mail é interessante para verificar se aquele e-mail é válido. Em outras palavras, quando alguém confirma um e-mail, você sabe que (1) ele quer mesmo receber suas mensagens e (2) esse e-mail é válido e está recebendo suas mensagens.
  • Envio de Mensagens Esporádicas (Broadcast): É importante que o sistema de auto-responder também nos dê a possibilidade de enviar mensagens “avulsas” à nossa lista de contatos sempre que desejarmos. Ou seja, além das mensagens (follow-ups) que já estão programadas e são enviadas automaticamente, vez por outra podemos querer enviar uma mensagem adicional à toda lista. Isso é muito útil quando desejamos, por exemplo, comunicar o lançamento de um novo produto ou dar algum aviso aos nossos contatos.
  • Personalização das Mensagens: É a capacidade de fazer com que cada e-mail chegue personalizado ao seu destinatário. Por exemplo, se um cara chamado João incluiu seu nome e seu e-mail na sua lista de contatos, você pode configurar suas mensagens (follow-ups) para começar assim: “Olá João, tudo bem?” e você pode também incluir os dados do interessado no próprio assunto da mensagem, por exemplo: “João, veja este novo vídeo sobre….”. Isso é feito por meio do uso de variáveis ou tags incluídas no texto, tipo: <%Name%>, {!name} ou [[name]] para indicar o nome do interessado.
  • Incluir Campos Personalizados: Em geral os sistemas de auto-responder já incluem pelo menos os campos Nome e E-mail dos contatos, alguns incluem mais campos como endereço, telefone, cidade, etc. Mas uma característica que pode ser interessante é permitir que o usuário inclua campos adicionais personalizados. No meu caso isso é essencial, porque eu preciso guardar o código do afiliado que indicou um interessado junto com o seu nome e e-mail. Dessa forma eu posso incluir o link do afiliado em cada mensagem que envio aos contatos.
  • Exportar Lista de Contatos: É algo fundamental em um sistema de auto-responder. Imagine que você construiu uma lista com milhares de contatos e deseja se mudar para outro sistema de auto-responder. É claro que você quer levar a sua lista com você. Para isso seu auto-responder precisa ter o recurso de exportar sua lista de contatos. Geralmente essa exportação é feita por se gerar um arquivo no formato texto ou CSV (Campos Separados por Virgula) que você salva no seu computador e depois pode importar para outro sistema de auto-responder ou e-mail marketing.
  • Importar Lista de Contatos: É um recurso muito desejável, mas que poucos sistemas de auto-responder oferecem, principalmente pare evitar abusos por spam (envio de mensagens à listas de e-mails que não as solicitaram nem autorizaram).
  • Listas Ilimitadas: Seria ótimo se o serviço de auto-responder nos permitisse criar quantas listas de contatos desejarmos. Mas se houver um limite de, digamos umas 10 listas, acho que já atenderia a maioria dos webmarketers.
  • Mensagens Ilimitadas: Em cada lista, gostariamos de poder criar quantas mensagens (follow-ups) desejarmos, mas em geral 20 ou no máximo 50 mensagens são mais do que suficientes.
  • Contatos (ou Prospéctos) Ilimiados: É o sonho de consumo de quem deseja um sistema de auto-responder! Poder adicionar e-mails infinitamente à sua lista.
  • Envios Ilimitados: Acompanha o sonho do item anterior. Afinal, de que adianta sua lista poder ter ilimitados contatos se você só pode enviar 10.000 e-mails por mês?

O Que eu Analisei em Cada Auto-responder

Bom, como tudo começou com o problema na entrega de mensagens para endereços do Hotmail, o principal teste que eu fiz foi justamente esse: incluir um e-mail do Hotmail no auto-responder e ver se as mensagens (follow-ups) chegam ao seu destino. Ao mesmo tempo eu colhi as principais características de cada sistema. Ah, já vou adiantando que todos os sistemas analisados estão em Inglês.

A seguir a lista dos sistemas e seus recursos.

FreeFollowup.com

É um sistema 100% gratuito que parece ser uma cópia do famoso e antigo FreeAutobot.com que eu já usei muito no passado, mas agora parece que está com problema (não conseguimos mais criar uma conta devido a um erro). No site do FreeFollowup diz que eles cobram uma taxa única de configuração no valor de $4,99, porém eu fiz o meu cadastro e não recebi essa cobrança. Também curiosamente, parece que o meu cadastro foi excluído no dia seguinte (hehehehehe). De qualquer modo eu reprovei esse sistema porque não tem o recurso de Broadcast, ou seja, enviar mensagens avulsas para a lista.

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Não
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim, completamente.
  • Permite Importar Listas: Não.
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Não.
  • Quantidade Máxima de Listas: 1
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups): 20
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): Ilimitada.
  • Preço: Grátis (taxa única de ativação de US$4,99)

 

Freeautoresponce

É um sistema quase gratuito que também funciona de modo muito parecido ao FreeAutobot.com. Embora tenha passado no teste de entregar mensagens à um endereço do Hotmail, eu não o aprovei por não permitir a criação de várias listas, não deixar incluir campos personalizados, nem oferecer importação ou exportação de listas.

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim, completamente.
  • Permite Importar Listas: Não.
  • Permite Exportar Listas: Não.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Não.
  • Quantidade Máxima de Listas: 1
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups)Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): Ilimitada.
  • Preço: US$ 7,00 por mês (30 dias grátis)

 

SendFree

Tem vários recursos, mas o preço já é um pouco mais salgado que os demais: US$ 19,97 por mês. É um dos poucos que permite importar listas de contatos, porém ele envia um e-mail de confirmação para cada contato importado, sendo necessário que o contato confirme seu e-mail para que você possa lhe enviar mensagens. Inclui um programa de afiliados. Infelizmente não permite adicionar campos personalizados, só trabalha com os campos fixos Nome e Email, por isso não me atende.

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim, completamente.
  • Permite Importar Listas: Sim, mas envia um e-mail de confirmação para cada contato.
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Não.
  • Quantidade Máxima de Listas: Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups)Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): Ilimitada.
  • Preço: US$ 19,97 por mês (30 dias grátis)

 

ListWire

Um sistema gratuito com boa interface. Permite criar campos personalizados e enviar mensagens avulsas, mas a personalização da mensagem de confirmação (Opt-in) é apenas parcial, ou seja, você pode escrever uma parte do texto da mensagem, mas a outra é padronizada e (o que é pior) em inglês. Permite criar até 12 listas com ilimitadas mensagens (follow-ups). Acho que vale a pena investir algum tempo nessa ferramenta, principalmente porque é totalmente gratuita.

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim, parcialmente.
  • Permite Importar Listas: Não.
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Sim.
  • Quantidade Máxima de Listas: 12
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups)Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): Ilimitada.
  • Preço: Grátis.

 

Freeautoresponder

Possui 3 planos, um grátis porém extramamente limitado, outro de US$ 7,95 mensais com recursos suficientes para a maioria dos casos permitindo até 100.000 contatos, 5 listas e 250 mensagens (creio que 50 em cada lista).  O terceiro plano custa US$ 12,95 por mês, permite até 500.000 contatos, 15 listas e 1.000 mensagens. Também tem um programa de afiliados associado.

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim, exceto o assunto que fica em inglês.
  • Permite Importar Listas: Não.
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Sim.
  • Quantidade Máxima de Listas: 1, 5 ou 15 (dependendo do plano)
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups): 50, 250 ou 1.000  (dependendo do plano)
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): 250, 100.000 ou 500.000  (dependendo do plano)
  • Preço: Grátis, US$ 7,95 ou US$ 12,95  (dependendo do plano)

 

SuperSponders.com

Também possui 3 planos com preços entre US$ 5,95 e US$ 12,95 por mês. O plano mais barato permite até 5.000 contatos e o plano mais caro permite ilimitados contatos nas listas. Outra coisa que varia em cada plano é a quantidade de listas que podem ser criadas (de 2 no primeiro plano a ilimitadas no último) e a quantidade de mensagens em cada lista (de 20 no primeiro plano a ilimitadas no último). Acredito que o plano de US$ 5,95 pode atender muita gente que está começando. É o único sistema dentre os analisados que não possui mensagem de confirmação (opt-in).

  • Entregabilidade: Boa – entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Não
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Não se aplica.
  • Permite Importar Listas: Não.
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Sim.
  • Quantidade Máxima de Listas: 2, 5 ou Ilimitadas (dependendo do plano)
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups)20, 50 ou Ilimitadas  (dependendo do plano)
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): 5.000 no plano mais barato e ilimitada no plano mais caro (não tenho certeza pois eles não informam isso no site, mas eu comecei a usar o plano mais barato e depois que atingi 5.000 contatos comecei a receber avisos que tinha atingido o limite de prospéctos na lista).
  • Preço:  US$ 5,95, US$ 8,95 ou US$ 12,95  (dependendo do plano)

 

TrafficWave.net

Com um plano único de US$ 17,95 por mês, permite criar listas ilimitadas, mensagens ilimitadas e envios ilimitados. Depois de mais alguns testes adicionais, eu acabei optando por este serviço principalmente por causa do seu custo- benefício e estou muito satisfeito.

  • Entregabilidade: Boa- entregou no Hotmail.
  • Permite Enviar Mensagens Avulsas (Broadcasts): Sim
  • E-mail de Confirmação (Opt-In): Sim
  • Permite Personalizar o E-mail de Confirmação (traduzir): Sim.
  • Permite Importar Listas: Sim (mas é muito complicado).
  • Permite Exportar Listas: Sim.
  • Permite Incluir Campos Personalizados: Sim.
  • Quantidade Máxima de Listas: Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Mensagens (Follow-ups)Ilimitada.
  • Quantidade Máxima de Contatos (Prospéctos): Ilimitada.
  • Preço:  US$ 17,95 por mês (30 dias grátis)

Conclusão

É difícil encontrar um sistema de auto-responder que atenda todas as nossas expectativas e ainda seja barato, mas eu não desisto de procurar. Ainda estou testando os sistemas citados neste artigo e se tiver qualquer novidade eu aviso vocês. Ah, e antes que alguém venha me dizer que o “aWeber” é o melhor, quero adiantar que eu também assinei o plano deles para teste por US$1,00 e ele também falhou em entregar uma mensagem para meu e-mail do Hotmail…

Atualização em 22/02/2015:

Conforme eu disse acima, no final dos meus testes eu acabei optando pelo TrafficWave e já o estou usando há cerca de 2 anos e estou satisfeito com ele. Veja nos artigos recomendados abaixo meus outros artigos sobre o TrafficWave, inclusive um curso completo que eu fiz ensinando passo a passo como trabalhar com ele.

E você? Conhece um sistema de auto-responder bom e barato? Não deixe de comentar!

P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas! Clique aqui agora e descubra como você também pode conseguir isso.

Gostou Deste Artigo?

Então Inscreva-se GRÁTIS para receber todas as minhas novidades no seu e-mail.
Comentários
  1. 3 anos ago
  2. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  3. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  4. 3 anos ago
    • 3 anos ago
  5. 2 anos ago
  6. 10 meses ago
    • 10 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

ATENÇÃO: Aula Online GRÁTIS Revela Como Começar a Ganhar Dinheiro na Internet em Uma Semana VER AGORA!