Audience Insights: Como Descobrir o Potencial do seu Mercado no Facebook

Facebook Audience Insights

Conheça o Facebook Audience Insights (ferramenta de pesquisa do Facebook)

O Facebook Audience Insights é uma das ferramentas mais importantes para empresas que desejam acompanhar os índices de desempenho e performance em sua página no Facebook. Além disso vai te ajudar a entender a quantidade de pessoas interessadas no seu mercado e que estão online.

A ferramenta fornece métricas em relação ao conteúdo que é disponibilizado na página, sendo possível medir tendências, analisar a sua fanpage, conferir se as suas estratégias são bem aceitas pelo público-alvo e até espionar sua concorrência. E o melhor de tudo: a ferramenta é totalmente gratuita. Você já sabe como explorar o Facebook Audience Insights de forma eficiente para criar público e fazer propaganda? Confira!

 

Faceinsight
A ferramenta.

guest posts

 Criando públicos com o Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights permite que você tenha um conhecimento maior do seu público-alvo, para então, criar campanhas relevantes para sua audiência, o que fará com que você a conheça melhor. Com o recurso, você poderá analisar aspectos imprescindíveis para o sucesso da sua campanha, como informações demográficas, geográficas, interesses, estilos de vida, comportamento de compra online etc.

Dica: Na opção de interesses você pode colocar os seus concorrentes e fazer propaganda para uma audiência já interessada no seu mercado.

Uma vez que você define o tipo de público que quer encontrar, existem alguns passos para criar uma poderosa segmentação no Facebook. Veja abaixo:

1. Segmente o público de acordo com a oferta

Primeiramente, analise qual é o seu público específico. Segmentando a audiência em diferentes segmentos, é possível atingir públicos mais qualificados de acordo com o seu anúncio.

Por exemplo: Para promover um eBook “Inbound Marketing para o Mercado de Educação’’, utiliza-se a segmentação “educação’’.

2. Entenda a sua campanha

Para conhecer e entender sua campanha, você deve saber responder essas duas perguntas:

  • Qual o interesse mútuo da minha empresa e do meu público que desejo atingir com a campanha?
  • Qual o interesse eu quero que seja despertado em meu público com o anúncio em questão?

3. Conheça seu público

Conheça as características específicas desse grupo dentro do seu segmento. Para encontrar essas características, você pode se fazer algumas perguntas, como:

  •  Quais são os cargos da persona?
  • Existem barreiras geográficas?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual a formação acadêmica?

4. Abra o Audience Insights

Com o público criado, abra a ferramenta e, em seguida, siga os seguintes passos:

  1. Ao clicar no link, aparecerá uma janela, na qual você deverá escolher a opção “Um público personalizado’’;
  2. O Facebook indica o local onde você quer analisar o seu público. Nesse caso, você deverá selecionar irá selecionar o público e desmarcar “Estados Unidos em “Localização’’;
  3. Descendo, confira os cargos que ocupam seus Leads, organizando por ordem de volume;
  4. Veja os principais cargos e guarde-os, pois você irá utilizá-los no passo seguinte.

Filtro Faceinsight
Preencha a coluna da esquerda.

 Seguindo esses passos, você poderá enxergar o seu público para o anúncio. Por exemplo: imagine que haja três divisões:

  • Gestão, diretor e analista de marketing;
  • Educação;
  • Marketing digital.

Para o conjunto “Características do público’’, você deverá inserir no direcionamento detalhado os dados demográficos que estão relacionados aos cargos, como “Gestão’’, “Diretor de Marketing’’ etc.

Clique em “Limitar público’’ para encontrar uma intersecção com outro conjunto e para o conjunto “Segmento do público’’, selecione interesses relacionados à educação, como por exemplo “Ministério da Educação’’, “Artes, entretenimento, esportes e mídia’’ etc.

Enfim, defina o último conjunto com o qual você irá fazer a intersecção com os interesses anteriores, a “Característica da campanha’’. Nesse conjunto, adicione interesses relacionados à “Marketing Digital’’, “Inbound Marketing’’ e “Marketing de Conteúdo’’.

Siga esses passos, e tenha um público pronto para ser impactado pela campanha que está em percurso.

O Facebook Audience Insights se trata de uma ferramenta poderosíssima, que nos ajuda a entender a base, importando e analisando dados, além de nos auxiliar a encontrar um público extremamente segmentado no Facebook através de interesses e características. Fazer intersecções de interesses é uma técnica muito eficiente para encontrar pessoas qualificadas.

Explore o Facebook Audience Insights e descubra os interesses e características mais relevantes da sua persona, criando públicos qualificados para os seus anúncios.

Facebook Audience Insights: dicas para fazer marketing no Facebook

O marketing no Facebook pode ser extremamente produtivo para sua empresa, devido suas estratégias e dinâmicas diversas. A simples presença de uma empresa no Facebook já é percebida por uma quantidade considerável de pessoas. Onde o Facebook Audience Insights entra nessa questão?

1. Publicação de conteúdo

O Facebook Audience Insights permite que você saiba qual o tipo de publicação que oferece os melhores resultados. Desta maneira, você saberá onde gastar mais energia e dedicação, alternando links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o engajamento e o alcance dos usuários.

2. Melhores horários para publicações

O Facebook Audience Insights também realiza esse trabalho, pois a ferramenta é capaz de informar em quais horários os fãs estão mais ativos na rede, possibilitando a otimização da sua estratégia em relação aos horários de pico, nos quais as oportunidades de engajamento tendem a ser maiores.

3. Revisão de anúncios

Qualquer campanha, seja no Facebook, seja no Google, precisa estar de acordo com o que o usuário irá encontrar em sua página. É imprescindível monitorar como vão os seus anúncios. Por exemplo: imagine que você esteja divulgando no Google um anúncio que diz que o usuário, ao entrar na fanpage, terá mais informações sobre o serviço em questão. Caso isso não esteja na página do Facebook de fato, ou caso o usuário não encontre com facilidade o que está procurando, o sucesso do seu anúncio ficará comprometido.

Meça e diferencia os seus seguidores orgânicos e os “comprados’’ pelos anúncios, acessando a ferramenta de “Alcance Total’’ do Facebook Audience Insights.

4. Novas métricas

Quais métricas são as mais eficientes para o marketing digital da sua empresa? Algumas métricas são extremamente valiosas, enquanto outras podem não ter tanta relevância. Lembre-se que não é preciso grandes habilidades técnicas para definir métricas por conta própria. Para saber quantos acessos são realizados na sua página diariamente, por exemplo, basta fazer a divisão do número total de visualizações nos posts do dia em questão pelo número de curtidas da página.

5. Monitoramento da concorrência

Identificar os principais erros e deslizes da concorrência é imprescindível para uma boa estratégia de marketing digital de sucesso. Por meio da métrica “Pessoas falando sobre isso’’, no Facebook Audience Insights, é possível saber como estão as visualizações e interações da página do concorrente.

Não hesite em usar a ferramenta para garantir o sucesso da sua estratégia digital. Aprimore seu planejamento de conteúdo e suas iniciativas de marketing para aumentar as visitas e conversões em seu site.

Esse foi um artigo de convidado, escrito por Thiago Gonçalves, um dos fundadores da Oblige – Agência de Criação de Sites.

P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas! Clique aqui agora e descubra como você também pode conseguir isso.

Gostou Deste Artigo?

Então Inscreva-se GRÁTIS para receber todas as minhas novidades no seu e-mail.
Comentários
  1. 5 meses ago
  2. 5 meses ago
  3. 5 meses ago
  4. 5 meses ago
  5. 5 meses ago
  6. 4 meses ago
  7. 3 meses ago
  8. 1 mês ago
  9. 1 mês ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quer Ganhar Dinheiro Sem Gastar com Anúncios? CLIQUE AQUI!