6 Dicas Infalíveis Para Juntar Dinheiro e Reorganizar Totalmente sua Vida Financeira

Juntar Dinheiro

Em tempos de crise financeira se alastrando, juntar dinheiro nunca foi tão necessário para qualquer pessoa, afinal de contas, nunca se sabe o que nos aguarda no dia de amanhã, certo? Então, como fazer isso de maneira eficiente? Como juntar dinheiro?

Saiba Como Juntar Dinheiro Em 6 Passos:

Antes de iniciarmos com os passos, é muito importante você ter em mente que para juntar dinheiro você precisa começar de vagar, ou seja, não adianta você achar que irá começar guardando milhares ou, até mesmo, centenas de reais por mês.

É preciso ter o pé no chão e ter a consciência de que, se você nunca juntou dinheiro, não vai ser nada fácil no começo e, por isso mesmo, criar grandes expectativas só vai lhe atrapalhar.

Isso porque, se você estabelecer que quer juntar 50 reais por mês, certamente conseguirá atingir este objetivo, agora se você estipular algo como mil reais todo mês, dependendo de quanto você ganha, dificilmente vai conseguir atingir essa meta, o que fará com que você perca o entusiasmo, ache que fracassou e acabe por abandonar completamente seu projeto.

guest posts

Veja bem, se você estipula que quer juntar 50 reais, se gastar 25 destes 50, já vai ter diminuído muito a quantia guardada. Agora, se você estipula que quer guardar mil reais, gastar 25 não fará tanta diferença assim e você vai pensar “é só 25 reais, depois eu reponho”.

Ou seja, certamente acabará caindo no mesmo erro de quem usa cartão de crédito, de achar que 25 reais aqui, mais 10 reais ali, mais 15 reais acolá não lhe fará falta e é fácil de repor, por serem valores pequenos.

Mas, como nossos pais já nos diziam: É de grão que a galinha enche o papo, então pare de dar esses grãos por aí e segure consigo!

Muito bem, agora que você já sabe que não adianta se afobar muito e traçar metas estratosféricas, vamos para os passos:

Primeiro Passo

O primeiro passo é o primordial, trata-se da organização dos gastos. Falando de forma mais simples e direta, é simplesmente anotar tudo que você gasta.

Assim, você saberá exatamente onde está gastando cada centavo, ou seja, a partir de suas anotações será muito fácil compreender em que “setor” da sua vida você gasta mais dinheiro e se, realmente, precisa gastar dinheiro naquele local.

Este primeiro passo, além de ser a primeira coisa que alguém deve saber fazer quando decide aprender como juntar dinheiro é muito utilizado por empresas para saber em que setores pode-se gastar mais ou menos, sem comprometer a margem de lucro.

anotar-tudo-que-gasta-para-juntar-dinheiro

Segundo Passo

O segundo passo é quase um complemento do primeiro e se trata, basicamente, de estipular uma forma de lhe ajudar a “anotar” tudo que gasta de maneira mais dinâmica e completa.

Em suma, trata-se de arrumar um gerenciador financeiro.

Mas onde arrumar um gerenciador financeiro? Bem, com a internet isso não é nada difícil. Hoje em dia existem dezenas de sites que fazem este trabalho online, mas se você é uma pessoa que quase não usa o desktop, existem diversas opções mobile para isso.

Atualmente, há dezenas de aplicativos para celulares (sejam eles Android ou iOS) que lhe ajudam a fazer este controle, inclusive gerando gráficos que mostraram visualmente, o que os números indicam.

Terceiro Passo

Antes de começar a juntar dinheiro, você deve primordialmente, quitar suas dívidas. Por incrível que pareça, quitar as dívidas é um importante passo. Isso porque, assim, você consegue abater todos os juros e perder o dinheiro que escorre pelo ladrão dos juros (que estão cada vez mais altos).

E, se você tem tantas dividas que sequer consegue quitar elas, pelo menos quite as que lhe tiram mais dinheiro mensalmente, que são elas o limite rotativo do cartão de crédito e, principalmente, o cheque especial (chamado de LIS, hoje em dia, pela maioria dos bancos).

quitar-divida

 

Quarto Passo

O quarto passo é outro dos passos cruciais: Defina um sonho. Juntar dinheiro não é uma tarefa fácil, e se você não tem nada lhe motivando a isso, fica ainda mais difícil manter-se focado neste trabalho hercúleo!

Portanto, quando começar a juntar dinheiro, defina – pelo menos – 3 sonhos (a curto, médio e longo prazo) que você deseja alcançar, através do dinheiro que você está juntando. Veja um exemplo:

  • Curto Prazo – Comprar uma moto, ou fazer uma viagem, etc.
    Tempo: 2 anos.
  • Médio Prazo – Quitar a Casa, ou comprar um carro zero, etc.
    Tempo: 5 anos.
  • Longo Prazo – Montar meu restaurante, abrir uma garagem de carros, etc.
    Tempo: 10 anos.

Mas, lembre-se, seja realista. Nada de querer colocar lá “Ficar milionário”, com prazo de 2 meses! Você precisa ter em mente um objetivo que você possa, realmente, alcançar. Assim, você irá acompanhar sua evolução com orgulho.

E, como bem sabemos, é muito mais fácil você se manter firme em um objetivo se achar que está progredindo e seguindo no caminho certo, do que se todo mês tiver uma frustração diferente.

Este método, tal qual o primeiro, também é muito utilizado por grandes empresas, que definem os objetivos que desejam alcançar e em quanto tempo desejam alcançar, para assim focar seus lucros e seus investimento de modo a cumprir estes objetivos.

Quinto Passo

O quinto passo consiste em, basicamente, definir quanto será guardado para realizar cada sonho estipulado. Por exemplo, se o seu sonho de curto prazo, ou seja, 2 anos (24 meses) é comprar um moto de 10 mil reais, você deverá guardar, no mínimo, 417 reais todo mês.

Mas, e se 417 reais for um valor alto demais para mim? Bem, é aí que entra uma dica importante: Estipule que guardará, sempre, 15% do que ganha. Então, se você ganha mil reais por mês, deverá guardar 150 reais todo mês.

Sendo assim, talvez o sonho de comprar um moto deveria ficar como médio e não curto prazo. Viu, a importância de manter sempre os pés no chão?

Se você tivesse estipulado comprar a moto e guardar somente 150 reais por mês, ao final dos dois anos você teria pouco mais de 30% do valor, ou seja, não teria condições de comprar a moto por 10 mil.

Logo, você ficaria desanimado e, com as várias possibilidades de financiamento que existem hoje, acabaria dando esses 3 mil e pouco de entrada (que virariam praticamente juros), fazendo uma nova dívida que lhe impossibilitaria de juntar dinheiro, voltando à estaca zero novamente!

Portanto, se policie sempre e lembre-se: Fuja de financiamentos com juros abusivos! Se um dia a situação sair de controle e você, realmente, precisar de um empréstimo, escolha os consignados, que tem uma taxa de juros menor.

guardar-dinheiro

Sexto Passo

Tão importante como saber como juntar dinheiro é saber onde guardar este dinheiro! Afinal de contas, saber o local da aplicação deste dinheiro, pode ser o diferencial entre atingir – ou não – um sonho.

Se você é daqueles que guarda o dinheiro embaixo do colchão, pode parar agora mesmo! Além de você perder mais de 6% ao ano (a inflação), ainda está com o dinheiro sempre na sua vista, fácil para você pegar quando precisar.

Uma boa opção de investimento para quem quer guardar dinheiro para projetos a curto prazo é a poupança, ela rende pouco, é verdade, mas rende e seu dinheiro fica guardado lá.

Ah, mas posso gastar ficando com o cartão de débito da poupança! Sim, isso é verdade. Uma solução bem simples para isso é: Quebre-o. Sim, afinal de contas, você pode fazer depósitos diretamente na boca do caixa ou nos caixas eletrônicos e, só vai usar daqui dois anos aquele dinheiro.

Se, por acaso, surgir uma necessidade anterior a isto, basta ir no banco com o RG e resgatar o valor, mesmo sem ter o cartão em mãos.

Espero que tenha gostado das dicas e que você possa, finalmente, juntar aquele dinheiro para realizar seus sonhos. E, se você conhece outros métodos ou – até mesmo – já usa estes métodos e tem alguma dica a mais, deixe sua opinião nos comentários e ajude as outras pessoas que também querem saber como juntar dinheiro!

P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas! Clique aqui agora e descubra como você também pode conseguir isso.

Gostou Deste Artigo?

Então Inscreva-se GRÁTIS para receber todas as minhas novidades no seu e-mail.
Comentários
  1. 2 anos ago
  2. 2 anos ago
  3. 2 anos ago
  4. 2 anos ago
  5. 2 anos ago
  6. 2 anos ago
  7. 11 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quer Ganhar Dinheiro Sem Gastar com Anúncios? CLIQUE AQUI!